Mundo

Suposto chefe do cartel de Juárez é capturado no México

No México, Salas Aguyo é acusado de crimes como tráfico de drogas, homicídio, sequestro, roubo de combustíveis e tráfico de armas

Agência France-Presse
postado em 19/04/2015 15:55
Autoridades mexicanas capturaram na sexta-feira Jesús Salas Aguayo, considerado o líder do debilitado cartel de narcotráfico de Juárez, confirmou neste domingo a Comissão Nacional de Segurança (CNS). "Salas Aguayo era um dos 122 objetivos prioritários fixados pelo governo" em sua estratégia contra o crime organizado, afirmou o titular da CNS, Monte Alejandro Rubido, em um comunicado à imprensa na capital.

[SAIBAMAIS]Uma fonte federal já havia adiantado à AFP na sexta-feira a captura de Salas Aguayo, de 38 anos. O narcotraficante foi detido em um rancho da comunidade de Villa Ahumada (norte), cerca de 120 km da fronteiriça cidade Juárez, junto a um guarda-costas em uma operação de forças federais na qual foi abatido outro de seus seguranças, informou Rubido.

Salas Aguayo havia tomado o poder do outrora poderoso cartel de Juárez após a detenção em outubro de Vicente Carrillo Fuentes, conhecido com "El Viceroy", afirmou. O detido era também buscado pela DEA (Agência Antidrogas dos Estados Unidos) por tráfico de drogas. O governo americano o acusa também de estar envolvido com o assassinato de uma testemunha protegida em 2009 em El Paso (Texas, sul), vizinha da cidade Juárez.

Leia mais notícias em Mundo

No México, Salas Aguyo é acusado de crimes como tráfico de drogas, homicídio, sequestro, roubo de combustíveis e tráfico de armas. O narcotraficante foi identificado por Rubido como o responsável pelo braço armado do cartel quando Ciudad Juárez viveu sua época mais violenta, entre 2008 e 2010, tornando-se uma das cidades mais perigosas do mundo.

Além de Salas Aguayo, José Tiburcio Hernández, conhecido como "El Gafe", chefe de um cartel do Golfo, foi detido na sexta-feira passada na cidade fronteiriça de Reynosa (Tamaulipas, nordeste). Após a captura de Hernández seu grupo tentou resgatá-lo, disparando tiros e queimando veículos em plena luz do dia que causaram pânico na cidade e que resultaram na morte de três assassinos profissionais e dois policiais locais feridos, segundo autoridades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação