Mundo

Ex-BBB brasiliense se envolve em escândalo político norte-americano

O senador democrata de Nova Jersey Robert Menendez é acusado de usar influência política para conseguir um visto para a brasileira

postado em 22/04/2015 16:57

O senador democrata de Nova Jersey Robert Menendez é acusado de usar influência política para conseguir um visto para a brasileira

A ex-BBB brasiliense Juliana Lopes Leite, de 34 anos, é acusada de ser pivô de um escândalo político norte-americano. De acordo com o jornal New York Post, o senador democrata de Nova Jersey Robert Menendez, de 61 anos, é acusado de usar influência política para conseguir um visto para a brasileira, entre outros favores a doadores da campanha do político. Segundo a reportagem, Juliana é uma das amantes do médico Salomon Melgen, um dos maiores doadores de Menendez. O escândalo ainda cita outras duas modelos, uma ucraniana e outra dominicana.

A brasileira admitiu ao jornal norte-americano que conhece Melgen, mas se recusou a dar mais detalhes. Ainda de acordo com o New York Post, em julho de 2008, o senador pediu que seu conselheiro político sênior, Mark Lopes, enviasse um e-mail para um funcionário de alto escalão do Departamento de Estado norte-americano para considerar ;cuidadosamente" o pedido de visto de uma mulher brasileira ; descrita como atriz, advogada e modelo ; que queria ir para os Estados Unidos com visto de estudante para estudar na Universidade de Miami. No dia seguinte, o visto de Juliana foi aprovado, no consulado de Brasília. Atualmente, a brasileira atua como advogada em Miami.

O caso veio à tona após a divulgação de um indiciamento de 68 páginas contra Menendez e Melgen, neste mês. Menendez é acusado de beneficiar Melgen em troca de quase US$ 1 milhão em presentes e contribuições de campanha. Se condenado, o senador enfrentará até 15 anos de prisão por cada uma das oito acusações de suborno. Os dois se declararam inocentes.

Leia mais notícias em Mundo

Menendez também é acusado de tentar influenciar um funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos em uma disputa que envolve um dos interesses comerciais de Melgen na República Dominicana. Os promotores ainda acusaram o senador e sua equipe de tentar ajudar Melgen em um conflito de faturamento no programa nacional de seguro social Medicare.

Menendez e Melgen são amigos desde 1993, quando se conheceram em uma arrecadação de fundos políticos logo após o senador ter conquistado seu primeiro mandato na Câmara norte-americana. De acordo com o New York Post, o senador voa, com frequência, no avião particular de Melgen e leva convidados para a casa de férias do médico em um luxuoso resort da República Dominicana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação