Mundo

Cinzas do vulcão Calbuco chegam a regiões turísticas da Argentina

postado em 24/04/2015 06:00

Homem distribui máscaras em Puerto Varas: erupção após 43 anos

Após duas violentas e surpreendentes erupções do Vulcão Calbuco em menos de sete horas, o governo de Michelle Bachelet decretou ontem estado de exceção em parte da região dos lagos chilenos. Depois de permanecer inativo por 43 anos, o Calbuco ; considerado um dos mais violentos vulcões do Chile ; expeliu gigantescas colunas de gases e material incandescente, que provocaram espanto e medo, mas também curiosidade nas cidades de Puerto Montt, Puerto Varas e localidades próximas, localizadas ao sul do país. As cinzas alcançaram regiões turísticas da Argentina, como Bariloche.

Leia mais notícias em Mundo

;Decretamos estado de exceção por catástrofe na província de LLanquihue e na comuna de Puerto Octay;, disse o ministro chileno do Interior, Rodrigo Peñailillo. As Forças Armadas assumiram o controle nessas localidades. No total, o vulcão entrou em erupção por quase 90 minutos, que teve um nível de 4-5 em uma escala que vai até 8.

[SAIBAMAIS]Mais de 4 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. As aulas foram suspensas na região. Empresas aéreas suspenderam vários voos. A presidente Michelle Bachelet viajou a Puerto Montt para conferir a situação. Apesar dos inúmeros transtornos, segundo as informações oficiais, o despertar do vulcão não provocou vítimas. Um alpinista considerado desaparecido foi localizado após algumas horas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação