Mundo

Kerry: Rússia não aplica corretamente cessar-fogo na Ucrânia

Kiev pede há meses aos países ocidentais a entrega de armas para combater aos separatistas do leste do país, onde o conflito matou mais de 6.000 pessoas em um ano

Agência France-Presse
postado em 24/04/2015 20:33
A Rússia não está aplicando plenamente o cessar-fogo acertado no leste da Ucrânia, assegurou o secretário de Estado americano, John Kerry.

É claro "que o acordo de cessar-fogo de Minsk" não foi cumprido completamente, disse Kerry, após destacar que na última semana, discutiu com o colega russo sobre a presença de comboios e equipamentos russos no leste da Ucrânia.

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, também acusou a Rússia nesta sexta-feira de não querer a paz na Ucrânia e advertiu que Kiev devia se preparar para "aumentar a lut", em um momento em que combates esporádicos ocorrem no leste da Europa.

Kiev pede há meses aos países ocidentais a entrega de armas para combater aos separatistas do leste do país, onde o conflito matou mais de 6.000 pessoas em um ano.

Os acordos de "Minsk 2", alcançados em fevereiro, preveem um cessar-fogo e uma retirada dos armamentos pesados com a finalidade de criar uma zona tampão entre os beligerantes.

Apesar de terem alcançado certa calma na linha de frente durante algum tempo, os combates voltaram a se intensificar nas últimas semanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação