Mundo

Indonésia notifica brasileiro e outros oito condenados sobre execução

Rodrigo Gularte está entre os condenados à pena de morte na quele país

Agência France-Presse
postado em 25/04/2015 09:27
Rodrigo Gularte está entre os condenados à pena de morte na quele paísA Indonésia notificou neste sábado nove condenados à morte por narcotráfico - incluindo oito estrangeiros, um deles o brasileiro Rodrigo Gularte - de que serão executados, indicou um porta-voz do Ministério Público.

Leia mais notícias em Mundo

"Agora mesmo acabamos de notificar (a execução) a cada preso, nove pessoas, com exceção de Serge (Atlaoui, o francês)", disse à AFP Tony Spontana, ressaltando que os fuzilamentos não ocorrerão em menos de três dias. O nome de Atlaoui, que figurava na lista inicial, foi retirado na última hora.

Familiares e diplomatas se dirigiram neste sábado à ilha de Nusakambagnan, conhecida como a "Alcatraz da Indonésia", onde se localiza a prisão de segurança máxima na qual as condenações são cumpridas.

[SAIBAMAIS]Na lista dos notificados, além do brasileiro Rodrigo Gularte figuram os australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan, a filipina Mary Jane Veloso, três cidadãos nigerianos e outro condenado que não foi identificado.

A legislação antidrogas da Indonésia é uma das mais severas do mundo e o presidente Joko Widodo, habilitado a acolher pedidos de clemência, alega que a situação de emergência diante do problema das drogas requer a pena capital para os condenados.

Se a execução de Rodrigo Gularte, de 42 anos, ocorrer, será a segunda pena capital aplicada a um brasileiro fora do país em tempos de paz, após o fuzilamento em janeiro na Indonésia de Marcos Archer Cardoso Moreira.

Gularte foi detido em 2004 ao tentar entrar no aeroporto de Jacarta com seis quilos de cocaína escondido em pranchas de surf.

Após ser condenado à morte, o governo indonésio negou vários pedidos de clemência. Há anos sua família tenta demonstrar que sofre de esquizofrenia e pede para que seja transferido a uma instituição psiquiátrica. A lei indonésia obriga a anunciar a execução aos condenados ao menos 72 horas antes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação