Mundo

Putin afirma que a relação com a Crimeia não viola direito internacional

A declaração foi feita para documentário publicado em rede de televisão pública

Agência France-Presse
postado em 26/04/2015 20:21

A declaração foi feita para documentário publicado em rede de televisão pública

A Rússia não viola as "regras do jogo" do cenário internacional, ao contrário dos países ocidentais, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, em um documentário transmitido neste domingo pela televisão pública. "Estou muito convencido de que não violamos nenhuma regra do jogo. E quando digo ;regras do jogo;, quero dizer todo o direito internacional, a Carta das Nações Unidas e tudo vinculado a isso", declarou Putin no documentário "Presidente".


"Isso se aplica às nossas relações com a Ucrânia, à situação na [península da] Crimeia (...), nossos problemas no âmbito da segurança global", afirmou.


Leia mais notícias em Mundo

A rede de televisão pública Rossiya 1 transmitiu esse documentário pelos 15 anos de Putin no poder. Ele foi presidente de 2000 a 2008 e primeiro-ministro de 2008 a 2012, antes de ser reeleito para um terceiro mandato presidencial.

Após a incorporação da então península ucraniana da Crimeia à Rússia em março de 2014, a União Europeia e os Estados Unidos impuseram uma série de sanções a Moscou, acusando o país de apoiar militarmente os rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia.

As autoridades russas desmentem essas acusações."Essas sanções são unicamente uma tentativa de conter o desenvolvimento da Rússia", denunciou o presidente, cujas declarações foram publicadas no site da rede pública.

As sanções e a queda dos preços do petróleo provocaram uma grave crise econômica na Rússia e a desvalorização do rublo, que perdeu no último ano quase 50% de seu valor em relação ao dólar. "Os supostos círculos dirigentes dos países ocidentais, suas elites políticas e econômicas, gostam de nós quando somos pobres, miseráveis e mantemos a mão estendida para mendigar", acusou Putin.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação