Mundo

Terremoto no Nepal: número oficial de mortos sobe para mais de 4 mil

Quase metade dos corpos já foi identificada, segundo as autoridades locais

postado em 27/04/2015 12:42

Equipe de resgates em Katmandu

O número oficial de mortos na sequência do forte terremoto que atingiu o Nepal, no sábado (25/4), supera os 4 mil, segundo novo balanço do Centro Nacional de Operações de Emergências. Segundo o órgão, o número oficial de mortos, neste momento, é de 4.010. Segundo as novas cifras do Centro, subordinado ao ministério do Interior, o tremor deixou mais de 7.500 feridos.

O terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter teve o epicentro a cerca de 80 quilômetros da capital Katmandu. O abalo foi sentido em outros países, como Índia, Bangladesh e China, e provocou avalanches na Cordilheira do Himalaia. Fortes réplicas foram sentidas no domingo (26/4).

Montanhistas que estavam retidos há dois dias em zonas de alta altitude no monte Everest, no Himalaia, começaram a ser resgatados e transportados hoje (27/4) para o acampamento-base.

As avalanches provocadas pelo forte sismo mataram 18 pessoas na região. As equipes de resgate, apoiadas por três helicópteros, estão percorrendo os campos 1 e 2 do Everest, a montanha mais alta do mundo. Cerca de 150 montanhistas, a princípio sem ferimentos graves, estavam retidos por causa das placas de gelo e da neve que obstruíram os acessos terrestres da montanha.

[FOTO436400]

;Deslocamos três helicópteros para transportar os montanhistas dos campos 1 e 2 para o acampamento-base;, disse o chefe do Departamento do Turismo, Tulsi Gautam. ;Eles estão seguros, mas precisamos trazê-los para baixo porque parte da rota está danificada;, acrescentou.

A China, país que também sentiu o forte abalo, anunciou o cancelamento das escaladas de primavera na zona norte do monte Everest. Até o momento, mais de 400 montanhistas conseguiram descer em segurança pelo Tibete, informou a agência chinesa Xinhua.

Leia mais notícias em Mundo


As autoridades nepalesas trabalham na limpeza dos escombros na capital Katmandu, bem como na reabertura das estradas no vale central do país, a zona mais afetada pelo terramoto, o pior que atingiu o Nepal nos últimos 80 anos.

Outro trabalho em andamento é o de restabelecer o fornecimento de energia elétrica, até o momento já normalizado em 75% da área afetada, de acordo com fontes da companhia elétrica local. Os problemas de comunicação ainda persistem no país.

O governo nepalês pediu ajuda internacional para conseguir atender às necessidades da população e iniciar as operações de resgate.

Vários países enviaram ajuda e equipes especializadas. A comunidade internacional está se mobilizando para entregar toneladas de bens essenciais para a população do Nepal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação