Mundo

Indonésia confirma para 14h execução de 9 condenados, incluindo brasileiro

Além do brasileiro, dois australianos, uma filipina e quatro nigerianos, assim como um indonésio, integram o grupo, todos eles condenados por tráfico de drogas. Várias ambulâncias carregadas com caixões brancos vazios já estavam na prisão

Agência France-Presse
postado em 28/04/2015 11:53
Segundo a prima, Gularte não acredita que será executado

Cilacap - A Indonésia confirmou nesta terça-feira que executará nove condenados à morte por narcotráfico, entre eles o brasileiro Rodrigo Gularte, após a meia-noite local (14h00 de Brasília), apesar das pressões internacionais, em meio à angústia dos familiares que se despediam dos réus.

Além do brasileiro, dois australianos, uma filipina e quatro nigerianos, assim como um indonésio, integram o grupo, todos eles condenados por tráfico de drogas. Várias ambulâncias carregadas com caixões brancos vazios já estavam na prisão.

[SAIBAMAIS]

"A execução dos nove condenados será realizada após a meia-noite", disse o procurador-geral Muhamad Prasetyo.Os familiares dos condenados foram vê-los pela última vez nesta terça-feira na prisão da ilha de Nusakambangan, "a Alcatraz indonésia".

"Não voltarei a vê-lo. Eles o levarão à meia-noite e o fuzilarão", indicou antes do anúncio à imprensa Raji Sukumaran, mãe do australiano Myuran Sukumaran, de 34 anos.Os condenados receberam a notificação da execução na noite de sábado, com um pré-aviso de ao menos 72 horas.


O preso brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi detido em 2004 ao tentar entrar no aeroporto de Jacarta com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf. Sua família apresentou vários documentos médicos para demonstrar que sofre de esquizofrenia e que, portanto, não deveria ser executado.

Outro brasileiro, Marco Archer, foi executado em janeiro por narcotráfico, o que provocou uma crise diplomática entre Brasil e Indonésia.Também condenado à morte por tráfico de drogas, o francês Serge Atlaoui, de 51 anos, foi retirado no fim de semana da lista de execuções iminentes em consequência de um recurso judicial.

Mas o porta-voz do procurador-geral indonésio, Tony Spontana, reafirmou nesta terça-feira à AFP que se o recurso for rejeitado, Atlaoui será executado sozinho, em uma tentativa de não gerar expectativas.

O presidente indonésio, Joko Widodo, intransigente sobre a aplicação da pena de morte por tráfico de drogas, ignora os apelos de clemência e as pressões diplomáticas internacionais para evitar as execuções.

Nesta terça-feira, Austrália, União Europeia e França realizaram um pedido conjunto à Indonésia e apontaram que uma ação deste tipo terá um impacto em sua reputação internacional.


Dor profunda

O condenado australiano Andrew Chan, de 31 anos, se casou na segunda-feira com a namorada indonésia, durante uma cerimônia com parentes e amigos no complexo penitenciário, seu último desejo.

A família da condenada filipina Mary Jane Veloso também está em Cilicap para despedir-se da condenada, de 30 anos, que tem dois filhos e afirma que viajou para a Indonésia para trabalhar como empregada doméstica, mas que foi enganada por uma rede de narcotraficantes.

Um clérigo filipino deu a benção aos parentes de Veloso.

"A família estava tão silenciosa. É realmente triste. Há uma dor profunda", disse à AFP o religioso, Harold Toledano.

Jokowi rejeitou diversos apelos de clemência depois de consultar o procurador-geral Muhamad Prasetyo, que foi categórico: "Não mudaremos de opinião".

O presidente indonésio alega que o país enfrenta uma situação de emergência ante o problema das drogas e precisa de uma "terapia de choque".

A pena capital por narcotráfico ou até mesmo pela posse de pequenas quantidades de droga também é aplicada em outros países do sudeste da Ásia, como Malásia, Vietnã, Tailândia e Cingapura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação