Mundo

ONU considera ofensiva a acusação de ocultar estupros de crianças africanas

Várias ONGs pediram às Nações Unidas que esclarecessem este caso de supostos abusos sexuais na República Centro-Africana, e algumas acusaram a ONU de ter tentado ocultar o assunto depois de suspender a pessoa que trouxe à tona

Agência France-Presse
postado em 01/05/2015 11:22
O Alto Comissariado da ONU para os direitos humanos considerou ofensiva a acusação de que teria ocultado supostos abusos sexuais de Capacetes Azuis franceses contra crianças da República Centro-africana.

"Qualquer insinuação de Zeid Ra;ad al Hussein [o atual Alto Comissário] teria tentado acobertar abusos sexuais contra crianças é francamente ofensiva", declarou o porta-voz Rupert Colville.

Ele explicou ainda que Zeid é conhecido nas Nações Unidas como um dos maiores especialistas na questão da violência sexual cometidos por tropas de manutenção de paz, já que escreveu um importante relatório a respeito em 2005.

Várias ONGs pediram às Nações Unidas que esclarecessem este caso de supostos abusos sexuais na República Centro-Africana, e algumas acusaram a ONU de ter tentado ocultar o assunto depois de suspender a pessoa que trouxe à tona.

Anders Kompass, chefe do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, com sede em Genebra, transmitiu um relatório intitulado "Abusos sexuais contra crianças pelas forças armadas internacionais" às autoridades francesas em julho de 2014, destacando os procedimentos da organização internacional em reação à falta de ação da ONU.

O relatório confidencial documentava a exploração sexual de menores por parte de soldados franceses estacionados na República Centro-Africana, incluindo detalhes sobre as vítimas e dos soldados envolvidos.

Em 17 de abril foi suspenso e desde então é investigado pelas Nações Unidas.

Na véspera, o presidente francês François Hollande afirmou que será implacável caso sejam confirmadas as acusações de que soldados franceses estupraram crianças e mulheres na República Centro-africana.

Segundo uma fonte judicial francesa, seriam 14 militares suspeitos dos crimes.

O ministério da Defesa francês confirmou que Paris abriu sua própria investigação após a da ONU.

Os abusos descritos no documento ocorreram antes da implementação da missão das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA) e foram investigadas pelo Gabinete de Direitos Humanos da ONU, em Bangui, no final do segundo trimestre do ano passado.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o relatório pode conter testemunhos de crianças que afirmaram terem sido estupradas por soldados franceses entre dezembro de 2013 e junho 2014 em um campo para deslocados no aeroporto de Bangui.

A França enviou tropas para a República Centro-Africana em dezembro de 2013, quando o país estava mergulhado na violência após um golpe que derrubou o líder Francois Bozizé.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação