Mundo

Milhares de manifestantes pedem justiça em Baltimore, nos Estados Unidos

"Sem justiça não há paz", gritaram os manifestantes no início de uma marcha que os levará ao local onde Gray foi detido até a prefeitura

Agência France-Presse
postado em 02/05/2015 20:12

Baltimore -
Milhares de manifestantes se concentraram no sábado em Baltimore (leste dos Estados Unidos) para denunciar a brutalidade policial e exigir justiça após a morte do jovem negro Freddie Gray, um dia depois da acusação de seis policiais por este crime. "Sem justiça não há paz", gritaram os manifestantes no início de uma marcha que os levará ao local onde Gray foi detido até a prefeitura de Baltimore, onde outros participantes os aguardavam.

[SAIBAMAIS]Os organizadores esperavam reunir 10.000 pessoas nesta empobrecida cidade portuária de 620.000 habitantes, cenário de protestos quase diários desde a morte de Gray, em 19 de abril, devido a uma lesão grave durante seu transporte em uma viatura da polícia. "Os jovens não são delinquentes", "não há paz nas nossas almas" diziam alguns cartazes em frente à promotoria, onde os manifestantes foram em resposta ao chamado dos defensores da causa negra Black Lawyers for Justice, cujo líder, Malic Shabazz, é um ex-integrante do movimento radical Panteras Negras.

Shabazz, que repetiu palavras de ordem junto dos manifestantes, pediu à promotora que não dê as costas aos jovens manifestantes e ao governador do estado de Maryland, Bob Hogan, que ponha fim ao toque de recolher em Baltimore.

A Guarda Nacional, chamada para reforçar a segurança desde que explodiram os distúrbios na segunda-feira, mobilizou 3.000 homens no sábado "para garantir a calma em Baltimore", indicou em sua conta no Twitter.

Na noite de sexta-feira, a polícia deteve várias pessoas que tinham violado o toque de recolher, instaurado na terça. No entanto, a tranquilidade e até mesmo a alegria foram predominaram durante o dia, depois que a promotora Marilyn Mosby surpreendeu ao anunciar a acusação dos seis policiais - três brancos e três negros - pela morte de Gray.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação