Mundo

Marine Le Pen proíbe o pai de falar em nome da Frente Nacional

Segundo a presidente da FN, declarações de Jean-Marie Le Pen são contrárias à linha do partido de extrema-direita: "Seus últimos atos são inadmissíveis"

Agência France-Presse
postado em 03/05/2015 11:07

Paris, França - A presidente da Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, proibiu neste domingo (3/5) o pai de falar em nome do partido de extrema-direita que ele fundou, já que suas declarações "são contrárias à linha" da FN. "Jean-Marie Le Pen não poderá se expressar em nome da Frente Nacional, suas declarações são contrárias à linha estabelecida", afirmou a filha em entrevista para Europe1, iTELE e Le Monde.

Fundador da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen invade discurso da filha, Marine Le Pen, em ato realizado pelo partido no Dia do trabalho

"Suas declarações não devem comprometer o movimento", insistiu Marine Le Pen. O fundador e presidente de honra da FN deve comparecer na segunda-feira (4/5) diante da Executiva do partido para responder por suas recentes declarações, contrárias à linha oficial estabelecida por sua filha.



Jean-Marie Le Pen, deputado no Parlamento Europeu, reiterou em abril as declarações de que as câmaras de gás foram um "detalhe" da história da Segunda Guerra Mundial, opinião que já rendeu uma condenação penal. Defendeu o "mundo branco" e criticou o programa da FN e a equipe de Marine Le Pen.


[SAIBAMAIS]
A última provocação de Le Pen, 86 anos, aconteceu em 1; de maio, durante um ato do partido em Paris no Dia do Trabalho. Le Pen subiu ao palanque do partido sem ser convidado, o que surpreendeu a filha, que pretendia ler um discurso, mas provocou o entusiasmo dos militantes, que ovacionaram o presidente de honra da FN.

"Seus últimos atos são inadmissíveis", criticou Marine Le Pen neste domingo. "Penso que ultrapassou completamente as prerrogativas do cargo de presidente de honra", completou, antes de citar "atos mal-intencionados". Marine Le Pen lidera uma campanha para tentar acabar com o ato de demonizar da FN e deixar para trás os vínculos com movimentos neonazistas e contrários à república, conservando uma linha nacionalista e anti-imigração.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação