Mundo

Israel: Netanyahu fecha acordo com partido ultraortodoxo Shass

A nova adesão se soma às obtidas na semana passada junto ao partido ultraortodoxo Judaísmo Unificado da Torá e ao partido de centro direita Kulanu, o que dá ao Likud, de Netanyahu, ao menos 53 cadeiras das 120 do Parlamento

Agência France-Presse
postado em 04/05/2015 20:56
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, firmou nesta segunda-feira um acordo com o partido ultraortodoxo Shass, dois dias antes do final do prazo para formar um governo de coalizão, informou o Likud.

A nova adesão se soma às obtidas na semana passada junto ao partido ultraortodoxo Judaísmo Unificado da Torá e ao partido de centro direita Kulanu, o que dá ao Likud, de Netanyahu, ao menos 53 cadeiras das 120 do Parlamento.

Segundo o Likud, o Shass ficará com os ministérios da Fazenda, Assuntos Religiosos e Desenvolvimento da Gelileia e do Neguev.

Nesta segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, anunciou que ele e seu partido, o Isra;l Beiteinu (nacionalista), não participarão do próximo governo, o que força Netanyahu a procurar o apoio do líder del partido nacionalista religioso Lar Judeu, Naftali Bennett, para somar mais 8 deputados e atingir o mínimo de 61 cadeiras.

Após a vitória do Likud, o partido de direita, nas legislativas de 17 de março, Netanyahu iniciou negociações para formar com cinco partidos nacionalistas e religiosos (incluindo Israel Beiteinu) uma maioria de 67 deputados dos 120.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação