Mundo

Merkel defende cooperação com EUA em Inteligência

Em entrevista coletiva, Merkel garantiu que os serviços de Inteligência alemães (BND) estão "sob controle" e que prestarão contas sobre suas atividades ligadas à NSA caso haja uma investigação parlamentar

Agência France-Presse
postado em 04/05/2015 22:20
A chefe de governo alemã, Angela Merkel, defendeu nesta segunda-feira a cooperação entre os serviços secretos da Alemanha e a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, apesar das críticas sobre uma suposta espionagem contra a França e empresas europeias.

Em entrevista coletiva, Merkel garantiu que os serviços de Inteligência alemães (BND) estão "sob controle" e que prestarão contas sobre suas atividades ligadas à NSA caso haja uma investigação parlamentar.

"Dito isto, o BND deve prosseguir cooperando com base internacional e o fará", destacou a chanceler alemã, para quem a luta contra "as ameaças terroristas internacionais" exige a colaboração com outras agências, entre elas a NSA.

As acusações das últimas semanas contra o BND se agravaram nos últimos dias, quando o jornal alemão Süddeutsche Zeitung revelou que o serviço secreto espionou responsáveis do ministério francês das Relações Exteriores, da Presidência francesa e da Comissão Europeia.

Estas acusações se somam à suposta espionagem, a partir de 2005, dos grupos EADS (Airbus) e Eurocopter (Airbus Helicopters) a pedido da NSA.

A Promotoria Federal disse que examinará o caso antes de abrir uma eventual investigação judicial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação