Mundo

Secretário de Estado americano John Kerry faz visita surpresa a Somália

A breve visita tinha por objetivo abordar a luta contra os islamitas armados shebab, leais à Al-Qaeda

Agência France-Presse
postado em 05/05/2015 12:00
Somália - O secretário de Estado americano, John Kerry, que realiza nesta terça-feira (05/5) uma visita surpresa à Somália, considerou que este país d África devastado pela guerra está melhorando depois da entrada em vigor de instituições provisórias e dos êxitos militares contra os islamitas shebab.

"Há mais de 20 anos, os Estados Unidos se viram forçados a abandonar seu país. Agora voltamos em colaboração com a comunidade internacional e temos grandes esperanças", afirmou Kerry em uma mensagem filmada dirigida ao povo somali e divulgada pelo Departamento de Estado após uma visita de três horas e meia a Mogadíscio.



Kerry, que se reuniu no aeroporto de Mogadíscio com o presidente somali, Hassan Sheikh Mohamud, e com o primeiro-ministro, Omar Abdirashid Ali Sharmake, afirmou que apesar de certas preocupações que seguem existindo sobre o futuro da Somália, "o país está mudando".

"É um grande momento para nós", disse o presidente somali ao início de seu encontro com Kerry, cuja viagem não tem precedentes para um chefe da diplomacia americana.

A breve visita tinha por objetivo abordar a luta contra os islamitas armados shebab, leais à Al-Qaeda.

A Somália, devastada por uma sangrenta guerra civil desde a queda do presidente Siad Barre, em 1991, não tem um verdadeiro governo central.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação