Mundo

Negociações sobre programa nuclear do Irã serão retomadas dia 12

A negociadora da União Europeia, Helga Schmid, e os vice-ministros das Relações Exteriores iranianos, Abbas Araghchi e Madjid Takht Ravanchi, "retomarão os trabalhos em 12 de maio em Viena"

Agência France-Presse
postado em 05/05/2015 17:12
Bruxelas - As negociações em vista de um acordo definitivo sobre o programa nuclear iraniano serão retomadas no dia 12 de maio em Viena, anunciou nesta terça-feira a União Europeia em um comunicado.

A negociadora da UE, Helga Schmid, e os vice-ministros das Relações Exteriores iranianos, Abbas Araghchi e Madjid Takht Ravanchi, "retomarão os trabalhos em 12 de maio em Viena".



Em seguida, voltarão a se reunir, em 15 de maio, com os "diretores políticos" das outras grandes potências, segundo indicou o serviço diplomático da UE.

"Em Viena, os diretores políticos e os negociadores adjuntos iranianos continuarão trabalhando na redação do texto de um plano de ação global", após um acordo alcançado por Teerã e as grandes potências do grupo 5%2b1 (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha) em 2 de abril em Lausanne, Suíça, e continuarão os trabalhos sobre um esboço de texto costurado em Nova York, continua o comunicado.

A redação de um acordo global sobre o tema nuclear iraniano "avança" apesar de "muitos parêntese" no texto, que deverá estar pronto em 30 de junho, assegurou nesta segunda-feira o chefe da diplomacia iraniana, Mohamad Javad Zarif.

Após o acordo de 2 de abril, os negociadores têm que acertar detalhes técnicos para um definitivo, que garanta o uso pacífico do programa nuclear iraniano em troca da suspensão de sanções impostas ao país em 2006. Os ocidentais e Israel suspeitam que o Irã quer desenvolver a arma atômica sob o disfarce de um programa nuclear civil, o que Teerã desmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação