Mundo

Nave russa Progress se desintegrará na sexta-feira na atmosfera

Progress M-27M seria acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), mas algumas horas depois de seu lançamento, em 28 de abril, deixou de responder aos comandos dos engenheiros russos

Agência France-Presse
postado em 06/05/2015 07:57
Moscou, Rússia - A nave espacial não tripulada Progress, em queda livre desde que os operadores russos perderam o controle há uma semana, se desintegrará na sexta-feira (08/5) ao entrar na atmosfera, anunciou a agência espacial Roskosmos.

"Segundo os cálculos dos especialistas da Roskosmos, a desintegração acontecerá em 8 de maio entre 1H23 e 21H55 horário de Moscou" (20H23 de Brasília em 7 de maio e 16H55 de 8 de maio), afirma um comunicado da da agência. "A nave se desintegrará na íntegra ao atravessar as camadas da atmosfera da Terra. Apenas alguns pequenos fragmentos chegarão à superfície do planeta", completa.


Em 28 de abril, algumas horas depois do lançamento da Progress M-27, que seria acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), a nave de transporte de material deixou de responder aos engenheiros russos e começou a ter reações incontroláveis.

A Progress M-27M transporta material científico e produtos de primeira necessidade para a ISS, como água e comida. A perda, no entanto, não representará um problema para os seis astronautas que estão na ISS, que dispõem de vários meses de reservas.

Além do material, a Progress também transporta uma réplica da bandeira soviética que o Exército Vermelho hasteou em Berlim em 1945. Ela seria utilizada pelos astronautas russos da ISS para celebrar o 9 de maio, data que marca a vitória aliada contra os nazistas na II Guerra Mundial.

A cada ano, três ou quatro naves Progress viajam até a ISS para transportar material. Depois da missão caem e se desintegram na atmosfera, acima do Oceano Pacífico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação