Mundo

EUA falam de dificuldades em implementar zona humanitária na Síria

A Turquia pede há tempos a criação de uma área humanitária ao longo da fronteira entre a Síria e a Turquia

Agência France-Presse
postado em 06/05/2015 16:21
A criação de uma zona humanitária segura na Síria por forças americanas é uma "decisão difícil de contemplar" devido aos combates que implicaria, advertiu nesta quarta-feira o secretário de Defesa americano, Ashton Carter.

A Turquia pede há tempos a criação de uma área humanitária ao longo da fronteira entre a Síria e a Turquia.

"Teríamos que combater para criar um espaço como este e depois teríamos que lutar para mantê-lo, por isso é difícil de vislumbrar", declarou a autoridade durante uma audiência perante um comitê do Senado.

Ele também observou que os países vizinhos não estão necessariamente dispostos a ajudar.

Tanto as forças do regime sírio quanto os extremistas tentam impedir a criação desta área, disse ele.

O chefe do Estado-Maior Conjunto, Martin Dempsey, que falou aos senadores ao lado de Carter, disse que as autoridades militares americanas tinham preparado esquemas para criar uma zona deste tipo.

"Estamos preparados para esta eventualidade há algum tempo", indicou.

"É possível, a partir de um ponto de vista militar, mas seria uma decisão política importante", disse ele. E para ser aplicado de forma eficaz, "deveria envolver aliados na região", acrescentou.

Carter e o general Dempsey foram questionados sobre o assunto pelo senador Dick Durbin, que escreveu uma carta, juntamente com três outros senadores, ao presidente Barack Obama pedindo a criação de uma zona humanitária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação