Mundo

Governo e oposição da Macedônia se reúnem em meio à crise política

Há meses a oposição reivindica a saída do governo em bloco e, para este domingo, 17 de maio, convocou a população para uma grande manifestação

Agência France-Presse
postado em 14/05/2015 17:47
Representantes do governo e da oposição da Macedônia declararam, nesta quinta-feira, seu "apoio aos valores democráticos", durante uma reunião em Skopje dedicada à crise política em que vive o país.

Participaram da reunião o primeiro-ministro conservador Nikola Gruevski, seu aliado do governo e líder do principal partido de albaneses da Macedônia, Ali Ahmeti, outros dois líderes de oposição, além do embaixador dos Estados Unidos no país, Jess Bailey, e do chefe da missão da União Europeia, Avio Orav.

"Nós nos reunimos para afirmar nosso apoio aos valores democráticos, assim como o direito de organizar manifestações pacíficas, e para condenar a violência - seja criminosa, seja política", disseram as quatro lideranças em um breve comunicado.

O encontro aconteceu após os confrontos registrados no fim de semana passado, em Kumanovo (norte). Choques entre as forças da ordem e um comando de origem albanesa deixaram 22 mortos - oito policiais e 14 insurgentes -, agravando ainda mais a crise política deflagrada no início do ano no país.

Nessa antiga república iugoslava de maioria eslava, os albaneses representam cerca de 25% dos 2,1 milhões de habitantes.

Os principais partidos eslavos da Macedônia passam por um momento delicado. A oposição de esquerda acusa o poder conservador de corrupção e de espionar pelo menos 20 mil pessoas, incluindo políticos, jornalistas e líderes religiosos.

Há meses a oposição reivindica a saída do governo em bloco e, para este domingo, 17 de maio, convocou a população para uma grande manifestação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação