Mundo

Morre menina de 14 anos que pediu eutanásia à presidente do Chile

Valentina Maureira - que abalou o Chile ao solicitar a eutanásia à presidente em fevereiro - morreu devido a complicações causadas pela fibrose cística

Agência France-Presse
postado em 14/05/2015 18:30
A menina de 14 anos que ficou conhecida após solicitar a eutanásia à presidente do Chile, Michelle Bachelet, morreu nesta quinta-feira em Santiago, devido a complicações em sua condição respiratória - informou a família da adolescente.

Valentina Maureira - que abalou o Chile ao solicitar a eutanásia à presidente em fevereiro - morreu às 13h25 (horário de Brasília) devido a complicações causadas pela fibrose cística. A informação foi dada à imprensa local pelo pai, Freddy Maureira.

"Ela partiu às 13h25. Ela fez muito pelas outras crianças, crianças que estão morrendo, e me legou a bandeira de sua luta", afirmou o pai à Rádio Cooperativa.

[SAIBAMAIS]O caso de Valentina Maureira reabriu o debate sobre a eutanásia no Chile e sua morte ocorreu na mesma semana em que a Comissão de Saúde do Senado enviou à Câmara o projeto de lei que visa conceder o pedido de morte assistida para os doentes terminais.

"Peço falar urgente com a presidente, porque estou cansada de viver com esta doença...Ela poderia me autorizar uma injeção de adormecer para sempre", disse a menina em vídeo gravado em fevereiro, que se tornou viral.

A presidente respondeu ao pedido com uma visita privada à menina no final de fevereiro no hospital onde ela morreu nesta quinta-feira.

O caso dividiu a opinião pública, gerando um amplo debate nos meios de comunicação, enquanto o governo lembrou que a legislação chilena proíbe a eutanásia e avisou que iria fornecer ajuda psicológica para a menina e sua família.

A doença, de caráter hereditário, já havia matado um de seus irmãos, aos seis anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação