Mundo

"Olá, ditador ", diz presidente da Comissão europeia a premier húngaro

Mais tarde, o porta-voz do premier húngaro, Bertalan Havasi, disse que primeiro-ministro da Hungria disse "Olá, Grão-Duque", referindo-se à pátria de seu anfitrião, o Grão-Ducado do Luxemburgo.

Agência France-Presse
postado em 22/05/2015 11:17
Riga - "Olá, ditador": foi assim que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, recebeu nesta sexta-feira na cúpula de Riga o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, segundo um fotógrafo no local. Os jornalistas que cobrem a chegada dos líderes dos 28 países da UE para a cúpula não ouviram a resposta de Orban, que continuou sorrindo.

Mais tarde, o porta-voz do premier húngaro, Bertalan Havasi, disse que Orban disse "Olá, Grão-Duque", referindo-se à pátria de seu anfitrião, o Grão-Ducado do Luxemburgo. Há anos, Leonard Orban trata Juncker assim, disse ele.



Este último, obviamente de bom humor, cumprimentou os participantes por vários gestos amigáveis.Ele, aparentemente, propôs ao primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, que chegou sem uma gravata, emprestar-lhe a sua.

Orban é frequentemente criticado peloo que os seus adversários chamam de "autocracia".Desde que chegou ao poder em 2010, iniciou uma ampla reforma do Judiciário, dos meios de comunicação e da Economia, que foram consideradas draconianas pela oposição e amplamente criticadas no exterior.

Ele sugeriu recentemente reabrir o debate sobre a pena de morte, abolida em 1990 na Hungria e proibida na UE, provocando um clamor dentro do bloco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação