Mundo

Forças iraquianas atacam jihadistas perto de Ramadi neste sábado

É a primeira resposta desde a queda da capital da província de Al-Anbar há uma semana

Agência France-Presse
postado em 23/05/2015 08:52
As forças iraquianas atacaram neste sábado o grupo Estado Islâmico ao leste de Ramadi, na primeira resposta desde a queda da capital da província de Al-Anbar há uma semana, anunciaram os comandantes da operação. "As operações militares para libertar Husaybah, sete quilômetros ao leste de Ramadi, começaram", disse à AFP um coronel da polícia iraquiana, que pediu anonimato.

As forças iraquianas recuperaram algumas áreas da localidade. "Até o momento, libertamos a delegacia de Husaybah, assim como seus arredores. A operação consegue avanços significativos", completou a fonte.

O líder da principal força tribal da região, o xeque Rafeh Abdelkarim al-Fahdawi, confirmou o início da ofensiva contra os jihadista. "A operação para retomar Husaybah começou, com uma ampla participação dos combatentes tribais", disse à AFP. "As forças de segurança avançam e reconquistaram um amplo setor da localidade", afirmou outro líder tribal, Albu Fahd.

Leia mais notícias em Mundo

O coronel da polícia informou que a polícia local e federal participam na operação, assim como a força de intervenção rápida do ministério do Interior, soldados do exército iraquiano, forças paramilitares xiitas das Unidades de Mobilização Popular e combatentes tribais.

Os jihadistas do EI assumiram o controle de Ramadi no domingo, após três dias de combates, e tentavam avançar para o leste da capital da província de Al-Anbar, uma região que já controlam quase por completo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação