Mundo

Assad homenageia soldados sírios apesar de derrotas recentes do exército

O presidente sírio elogiou o heroísmo de 150 oficiais que permaneceram cercados por rebeldes durante um mês em um hospital do noroeste do país

Agência France-Presse
postado em 23/05/2015 09:09
O presidente sírio Bashar al-Assad prestou homenagem aos soldados do país, apesar das derrotas recentes do exército, e elogiou o "heroísmo" dos oficiais que permaneceram cercados durante um mês em um hospital do noroeste do país, informa a agência oficial Sana.

A cidade de Jisr al-Shughur, na província de Idleb, caiu em 25 de abril nas mãos da Frente Al-Nosra (braço sírio da Al-Qaeda) e seus aliados, após breves combates e a retirada do exército, com exceção de um hospital que foi cercado pelos rebeldes, mas que finalmente foi controlado pelos insurgentes na sexta-feira.

Leia mais notícias em Mundo

De acordo com a agência Sana, os 150 soldados e seus parentes que estavam no hospital conseguiram escapar do ataque. "Com seu heroísmo vocês representam os soldados do exército sírio. Resistiram, já que não conhecem o fracasso nem a rendição", afirmou Assad durante uma ligação ao comandante dos soldados cercados, coronel Sabha, segundo a agência estatal.

A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), no entanto, informou que dezenas de soldados conseguiram fugir, mas vários morreram ou foram capturados no hospital e seus arredores. Sem admitir oficialmente a perda de Jisr al-Shughur, Assad homenageou em 6 de maio, Dia dos Mártires, as forças do regime bloqueadas no hospital.

A província de Idleb é controlada em grande parte pela rebelião. Nas últimas semanas, o regime sofreu várias derrotas na guerra contra os rebeldes e os jihadistas do Estado Islâmico (EI). Um dos reveses mais significativos foi a perda do controle da cidade histórica de Palmira, tomada durante a semana pelo EI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação