Mundo

Nigéria anuncia que matou dezenas de islamitas e libertou 20 reféns

De acordo com a Anistia Internacional, os extremistas sequestraram pelo menos 2.000 mulheres e meninas desde 2014

Agência France-Presse
postado em 23/05/2015 12:36
O exército nigeriano anunciou neste sábado que matou dezenas de islamitas do grupo Boko Haram e resgatou 20 reféns durante uma operação na selva de Sambisa (nordeste), reduto do grupo jihadista. "Apesar do grande número de minas espalhadas na selva de Sambisa, as tropas avançaram e dezenas de terroristas morreram no ataque contra suas bases neste sábado", informou o ministério da Defesa. "Vinte mulheres e crianças foram resgatadas ao fim da operação", completa o comunicado.

[SAIBAMAIS]Um soldado morreu e 10 ficaram feridos na ação contra as bases rebeldes, segundo a nota oficial. Não foi possível confirmar as informações com fontes independentes. O governo da Nigéria anunciou nas últimas semanas vários êxitos na luta contra o Boko Haram.

Leia mais notícias em Mundo

Mais de 700 reféns, basicamente mulheres e crianças, foram libertados em várias operações do exército em Sambisa, a base dos islamitas insurgentes nos últimos anos. De acordo com a Anistia Internacional, os extremistas sequestraram pelo menos 2.000 mulheres e meninas desde 2014. Muitas sofreram estupros no cativeiro.

O grupo islamita Boko Haram ("a educação ocidental é um pecado" na língua hausa) atacou vários estados do norte da Nigéria a partir de 2009. A insurreição islamita e sua repressão pelas forças de segurança deixaram mais de 15.000 mortos na Nigéria desde 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação