Mundo

Arcebispo Oscar Arnulfo Romero é beatificado em El Salvador

A santidade do arcebispo foi proclamada pelo cardeal Angelo Amato ao ler uma carta do papa Francisco

Agência France-Presse
postado em 23/05/2015 14:26
A santidade do arcebispo foi proclamada pelo cardeal Angelo Amato ao ler uma carta do papa FranciscoO assassinado arcebispo salvadorenho Oscar Arnulfo Romero, símbolo de uma igreja identificada com os pobres, foi proclamado beato neste sábado em uma cerimônia acompanhada por uma grande multidão na capital de seu país, após 35 anos de sua morte.

"Em virtude de nossa autoridade apostólica proclamamos que o venerado servo de Deus, Oscar Arnulfo Romero Galdámez, bispo, mártir, pastor segundo o coração de Cristo, evangelizador e pai dos pobres, testemunha heroica dos reinos de Deus, reino de justiça, fraternidade e paz, de agora em diante se chame beato", proclamou o cardeal Angelo Amato ao ler uma carta do papa Francisco.

Após a declaração, os milhares de espectadores da cerimônia responderam com um prolongado aplauso, enquanto um coral entoava "teu reino é vida, teu reino é verdade".

[SAIBAMAIS]Imediatamente foi exibido um gigantesco retrato de Romero em meio a gritos de saudações de uma multidão entusiasmada que cantava "vivas" a seu pastor. Amato proclamou o 24 de março como o dia de celebração da festa de Romero, "o dia em que nasceu para o céu", uma referência à data de seu assassinato em 1980, crime cometido quando oficiava a missa.

"Expresso nosso mais profundo agradecimento ao sucessor do apóstolo Pedro, sua santidade o papa Francisco, pela beatificação do mártir monsenhor Oscar Arnulfo Romero, que derramou seu sangue em defesa da fé", exclamou o arcebispo de El Salvador, José Luis Escobar.

Leia mais notícias em Mundo

Romero foi chamado de "a voz dos sem voz" por suas denúncias da injustiça social e da repressão que sofria o povo salvadorenho. Sua morte foi classificada pelo papa Francisco como um martírio "por ódio à fé", o que abriu as portas para sua beatificação.

O papa Francisco afirmou neste sábado que o momento é favorável para uma "verdadeira e própria reconciliação nacional" em El Salvador. Em uma carta enviada ao atual arcebispo de San Salvador, José Luis Escobar Alas, o pontífice recordou a figura de Romero que, segundo ele, "convida à sensatez e reflexão" e mostra que é necessário "renunciar à violência da espada a do ódio". "Monsenhor Romero, que construiu a paz com a força do amor, deu testemunho da fé com sua vida entregue ao extremo", escreveu o papa.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou a sua satisfação com a beatificação de Oscar Arnulfo Romero. "Hoje me uno ao povo de El Salvador e de todo o mundo para receber com satisfação a beatificação do arcebispo Romero", afirma o presidente americano em uma nota oficial da Casa Branca.

Obama afirma que Romero foi "uma figura inspiradora para o povo de El Salvador e de todo o continente americano. Foi um sacerdote inteligente e um homem corajoso".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação