Mundo

Forças do Iraque falharam no combate em Ramadi, afirma Pentágono

"Temos um problema com a vontade dos iraquianos ao combater o Estado Islâmico e defender-se", declarou Ashton ao canal CNN

Agência France-Presse
postado em 24/05/2015 12:27
Washington - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, afirmou que as forças iraquianas "falharam ao combater" e "não mostraram vontade de lutar" ao enfrentar o grupo Estado Islâmico na cidade de Ramadi, que foi dominada pelos jihadistas.

"O que aparentemente aconteceu foi que as forças iraquianas simplesmente não mostraram vontade de lutar. Temos um problema com a vontade dos iraquianos ao combater o Estado Islâmico e defender-se", declarou Ashton ao canal CNN.

As forças iraquianas não estavam em inferioridade numérica, pois "superam amplamente as forças de seus inimigos". No entanto, "foram incapazes ao combater e abandonaram a região", disse.

"Podemos dar treinamento, podemos fornecer equipamentos, mas evidentemente não podemos dar a vontade de combater", completou Ashton.



O pronunciamento de Ashton acontece uma semana depois da tomada de Ramadi pelos jihadistas, ao fim de três dias de combates. Os insurgentes tentam avançar agora para o leste da capital de Al-Anbar, uma extensa província na fronteira com Jordânia, Arábia Saudita e Síria.

O EI proclamou um califado em junho de 2014 na província, que já controla quase por completo, e em outras regiões do Iraque e da Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação