Mundo

Espanha: boca de urna prevê acirrada disputa por Madri e Barcelona

A plataforma Agora Madri deve conseguir eleger entre 20 e 23 vereadores

Agência France-Presse
postado em 24/05/2015 17:13
As pesquisas de boca de urna após as eleições municipais na Espanha prevem uma acirrada disputa por Madri e Barcelona, onde os conservadores estão ameaçados pelo avanço das formações inspiradas pelos ;indignados;, após o fechamento dos colégios eleitorais às 18h00 GMT.

A plataforma Agora Madri, que reúne o partido antiliberal Podemos e outras formações de esquerda, deve conseguir eleger entre 20 e 23 vereadores, enquanto o conservador Partido Popular (PP), que governava até agora a prefeitura da capital com maioria absoluta, deve obter entre 19 e 22 cadeiras, segundo pesquisa realizada pela TNS Demoscopia.

A candidata da Agora Madri, Manuela Carmena, de 71 anos, teria ganho, segundo a pesquisa, de Esperanza Aguirre, a candidata do conservador Partido Popular, uma formação que governa a prefeitua madrilenha desde 1991.

[SAIBAMAIS]O Partido Socialista seria a terceira força política com entre 9 e 10 vereadores enquanto a nova força política de centro-direita Cidadãos teria ficado com entre 6 e 7.

Leia mais notícias em Mundo


Outra pesquisa, da GAD3 para o canal Antena 3, aponta Aguirre como a vencedora em Madri, com entre 21 e 23 vereadores, à frente dos entre 17 e 19 que teriam sido conquistados por Carmena.

Em Barcelona, Ada Colau, uma heroína dos ;indignados;, deve ganhar as eleições municipais com a plataforma Barcelona em Comum e entre 10 e 12 vereadores, frente aos entre 9 e 11 dos conservadores nacionalistas de CiU, do atual prefeito Xavier Trías, segundo uma pesquisa da TNS Demoscopia.

Os socialistas, Cidadãos e o Partido Popular devem conseguir entre 4 e 5 deputados, enquanto que os independentistas catalães da CUP e do ERC ganhariam entre 3 e 4 cadeiras.

Segundo a outra pesquisa da GAD3, a CiU a continuaria sendo a força poç;tica mais votada, com entre 11 e 12 cadeiras, em comparação às 10 ou 11 vagas conquistadas pelo Colau.

Esses resultados levariam os ganhadores a buscar alianças que os vereadores celebrarão nos próximos dias para eleger os prefeitos.

Segundo a TNS Demoscopia, o PP deve manter a região de Madri com entre 43 e 46 deputados no parlamento regional, longe da maioria absoluta que tem atualmente, com 72 cadeiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação