Mundo

Candidato conservador vence a eleição presidencial na Polônia

Os poderes do chefe de Estado são limitados na Polônia, um país de 38 milhões de habitantes, grande economia da Europa Central e membro da União Europeia desde 2004.

Agência France-Presse
postado em 25/05/2015 15:22
Varsóvia - O conservador Andrzej Duda venceu as eleições presidenciais polonesas de domingo com 51,55% dos votos, derrotando o chefe de Estado em fim de mandato, o centro-direitista Bronislaw Komorowski, que obteve 48,45%, anunciou nesta segunda-feira a comissão eleitoral polonesa.

A vitória deste jurista de 43 anos pode abrir caminho ao retorno ao poder de seu mentor intelectual, Jaroslaw Kaczynski, chefe do partido conservador e populista Lei e Justiça (PiS), nas eleições legislativas previstas para o fim do ano.

Duda, cuja vitória foi imediatamente reconhecida pelo chefe de Estado, tomará posse em 6 de agosto e iniciará um período de coabitação delicado com o governo de seus adversários liberais de Ewa Kopacz.



Eleito com 51,55% dos votos, segundo os resultados oficiais, Duda chega ao poder com o PiS, liderado por Jaroslaw Kaczynski, irmão gêmeo do ex-presidente Lech Kaczynski, morto em um acidente de avião na Rússia. Jaroslav Kaczynski não esconde sua ambição de voltar ao poder, e o sucesso de domingo pode certamente aproximá-lo deste objetivo.

O PiS apresenta um programa muito próximo da Igreja católica sobre as questões de sociedade e nacionalidade, e adota uma postura eurocética na política externa, além de fazer várias promessas no plano social (diminuição da idade de aposentadoria, redução dos impostos para os mais pobres).

O partido espera aproveitar da dinâmica criada pela vitória de Duda para vencer as eleições legislativas programadas para o final de setembro ou início de outubro.

Os poderes do chefe de Estado são limitados na Polônia, um país de 38 milhões de habitantes, grande economia da Europa Central e membro da União Europeia desde 2004.

No entanto, o presidente dirige a política externa e de defesa. Ele também dispõe de iniciativa legislativa e pode vetar leis aprovadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação