Mundo

Putin diz que Estado Islâmico é resultado de "interferência externa"

Luta contra crime organizado deve ser incluída em agenda internacional, ressalta

postado em 26/05/2015 19:31

O presidente russo, Vladimir Putin, durante encontro hoje (26/5) com representantes dos Brics (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), disse que o surgimento da organização terrorista Estado Islâmico é resultado de ;interferência externa;, se referindo à invasão do Iraque pelos Estados Unidos em 2003. ;Não havia terrorismo antes da inaceitável interferência de fora, que não foi autorizada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas;, disse ele.

Faltando menos de dois meses para o encontro da cúpula dos presidentes dos Brics, em julho, na cidade russa de Ufa, no Barcostostão, Putin defendeu que a luta contra o crime organizado, o terrorismo e os crimes financeiros seja incluída na agenda da comunidade internacional.

Leia mais notícias em Mundo


Participaram da reunião o conselheiro de Segurança do primeiro-ministro da Índia, Ajit Doval e o membro do Conselho de Estado da República Popular da China, Yang Jiechi; o Ministro da Segurança da África do Sul, David Mahlobo e o embaixador do Brasil na Rússia, Antônio José Vallim Guerreiro.

Os líderes discutiram maneiras de reforçar a cooperação nas áreas econômica e de segurança. A operacionalização do Banco de Desenvolvimento dos Brics ; instituição financeira criada para financiar projetos de desenvolvimento nos países do bloco e outros emergentes ; foi um dos temas abordados no encontro. O Brasil depende de aprovação do Senado Federal para confirmar sua participação no banco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação