Mundo

Familiares de desaparecidos no México buscam Justiça no Brasil e Argentina

A Caravana 43 América do Sul já visitou várias cidades argentinas e passará nos próximos dias por Montevidéu, antes de seguir para Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, informaram seus organizadores

Agência France-Presse
postado em 26/05/2015 20:03
Buenos Aires - Familiares dos 43 estudantes de Ayotzinapa exigiram nesta terça-feira, em Buenos Aires, o retorno com vida destes jovens desaparecidos há oito meses no México, em uma caravana que os levará ainda a Brasil e Uruguai.

A Caravana 43 América do Sul já visitou várias cidades argentinas e passará nos próximos dias por  Montevidéu, antes de seguir para Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, informaram seus organizadores

"Estamos aqui diante da Embaixada (do México) para exigir o retorno com vida dos nossos filhos, porque sabemos muito bem que foi o governo que levou nossos filhos. Foi a polícia em cumplicidade com os militares", disse Hilda Legideño Vargas, mãe do estudante desaparecido Jorge Antonio Tizapa Legideño.

A Caravana 43 América do Sul já visitou várias cidades argentinas e passará nos próximos dias por Montevidéu, antes de seguir para Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, informaram seus organizadores.

Segundo a promotoria mexicana, no dia 26 de setembro passado os 43 estudantes foram atacados por policiais da cidade de Iguala, apoiados por membros do cartel Guerreiros Unidos, por ordem do prefeito local.



Pistoleiros confessaram ter executado os jovens, cujos corpos foram queimados em um lixão e atirados em um rio, diante da suspeita de que havia elementos de um cartel inimigo no grupo.

Familiares das vítimas e ONGs internacionais - como a Human Rights Watch - rejeitam esta versão alegando que as provas científicas puderam atestar apenas a morte de um jovem do grupo. O fato é investigado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação