Mundo

Nepal suspende adoções durante três meses para evitar tráfico de crianças

Governo teme que traficantes se aproveitem da fragilidade do país

Agência France-Presse
postado em 27/05/2015 08:29
Katmandu, Nepal - O governo do Nepal anunciou nesta quarta-feira (27/5) que suspenderá durante três meses as adoções, para evitar o tráfico de crianças neste país fragilizado pelo mortífero terremoto de 25 de abril.

A decisão faz parte de um plano para a proteção dos menores divulgado depois que meia centena de crianças foram resgatadas recentemente das garras dos traficantes, segundo o ministro de Mulheres, Infância e Proteção Social.

"Tememos que os traficantes aproveitem a situação na qual a população se encontra e tomamos decisões para proteger as crianças", disse o porta-voz do ministro, Ram Prasad Bhattarai.

Leia mais notícias em Mundo

A porosa fronteira entre Nepal e Índia torna o país himalaio muito vulnerável ao tráfico de crianças, um problema agravado desde o terremoto, segundo os especialistas.

A polícia e as agências de segurança reforçaram a vigilância para evitar o tráfico.

O desemprego, a pobreza e as consequências de uma década de rebelião maoísta deixaram o país muito exposto ao tráfico de mulheres e de menores de idade.

O terremoto de 25 de abril matou mais de 8.600 pessoas e destruiu meio milhão de lares, deixando milhares de pessoas em uma situação de extrema vulnerabilidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação