Mundo

Ban Ki-moon diz que há formas não militares de enfrentar crise de migrantes

União Europeia planeja operação naval com barcos de guerra e aviões do exército

Agência France-Presse
postado em 27/05/2015 12:03
Bruxelas, Bélgica - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, estimou nesta quarta-feira (27/5) que existem outras formas de agir ante a crise dos migrantes que não passem pela destruição dos barcos de traficantes, como prevê a União Europeia.

Ban expressou sua "preocupação ante a ideia de destruir estes barcos". "Devem existir outras formas" de agir, acrescentou em uma coletiva de imprensa.

Estes barcos também costumam servir para a pesca. "Quando se avalia a possibilidade de destruir barcos, isso pode levar, em última instância, a privar as pessoas de seus meios de subsistência, que já são muito limitados", disse Ban.

Leia mais notícias em Mundo

Um mês depois de um dramático naufrágio com centenas de imigrantes clandestinos no mar Mediterrâneo, a UE decidiu na semana passada colocar em andamento uma operação naval para destruir a atividade dos traficantes de pessoas que aproveitam a vulnerabilidade dos que estão dispostos a arriscar sua vida para tentar chegar à Europa.

Esta missão sem precedentes implicará na mobilização de barcos de guerra e de aviões de vigilância dos exércitos europeus perto da costa líbia.

No entanto, esta operação requer o aval das Nações Unidas, razão pela qual não será lançada por enquanto.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 34.500 imigrantes chegaram à Itália desde o início do ano e 1.770 morreram ou desapareceram no mar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação