Mundo

Juiz espanhol investiga assassinato de brasileira por policial espanhol

Justiça brasileira já investiga o caso

Agência France-Presse
postado em 27/05/2015 12:27

Madri, Espanha - Um juiz espanhol abriu uma investigação sobre o assassinato de uma brasileira, supostamente pelas mãos de seu marido, um delegado de polícia da embaixada espanhola em Brasília, que já é investigado pela justiça brasileira.

O magistrado Eloy Velasco, da Audiência Nacional (principal instância penal espanhola), aceitou a denúncia apresentada na Espanha pela filha de ambos e decidiu convocar o delegado Jesús Figón no dia 30 de junho, segundo um auto judicial divulgado nesta quarta-feira.

O juiz admite que a justiça brasileira está investigando o caso, mas lembra que, segundo o sistema judicial espanhol, "até que os fatos sejam julgados por um ou outro país, ambos podem investigá-los".

Leia mais notícias em Mundo

Por isso, o magistrado convoca o delegado a depor no dia 30 de junho em Madri e pede à Interpol Brasil "a possibilidade de que permitam a transferência do acusado para depor nesta condição e nesta data".

O delegado Figón, conselheiro de Interior na embaixada espanhola no Brasil, foi detido no dia 12 de maio em Vitória, Espírito Santo, depois de supostamente assassinar sua esposa, Rosemary Justino Lopes.

O policial se entregou voluntariamente à polícia brasileira, relatando, segundo a imprensa espanhola, que sua mulher, que sofria de depressão pela perda de um filho, o atacou com uma faca após uma discussão e que, embora só tivesse a intenção de se defender, acabou esfaqueando a esposa com a mesma arma.

O delegado espanhol foi libertado depois de depor à justiça brasileira, e o ministro de Assuntos Exteriores espanhol, José Manuel García-Margallo, mostrou a disposição de Madri em retirar a imunidade diplomática do policial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação