Mundo

Rede que levava afegãos à Europa ilegalmente é desarticulada na Espanha

"Agentes da Polícia Nacional, com a colaboração da Polícia de Fronteiras britânica, desarticularam uma organização dedicada ao tráfico de seres humanos", anunciou o ministério do Interior em um comunicado.

Agência France-Presse
postado em 27/05/2015 15:38
Madri - As autoridades espanholas anunciaram nesta quarta-feira a desarticulação de uma rede que levava ilegalmente imigrantes afegãos a países europeus, atividade pela qual teria obtido 4,2 milhões de dólares em seis meses.

"Agentes da Polícia Nacional, com a colaboração da Polícia de Fronteiras britânica, desarticularam uma organização dedicada ao tráfico de seres humanos", anunciou o ministério do Interior em um comunicado.

Treze pessoas, "em sua maioria da mesma família", foram detidas na Espanha, entre elas o suposto cérebro, "um cidadão de origem paquistanesa, que coordenava a partir de Madri as atividades do grupo em toda a Europa", disse.

Advertida pela espanhola, a polícia britânica deteve 11 pessoas no aeroporto londrino de Heathrow: dez cidadãos afegãos que viajavam com passaporte falso e uma pessoa encarregada da logística que os acompanhava, segundo a mesma fonte.


Membros da suposta rede, "assentados no Afeganistão, captavam pessoas interessadas em emigrar à Europa, das quais cobravam 25.000" dólares, explicaram as autoridades espanholas.

Os investigadores encontraram documentação em uma agência de viagens do norte da Espanha sobre a realização "de mais de 170 viagens de traficados entre os meses de abril e setembro de 2014". "Os lucros aproximados por estas viagens chegariam a 4.250.000 dólares", acrescenta o comunicado.

Em grupos de 6 a 12 pessoas e acompanhados por um ;facilitador; da organização, "as vítimas pegavam um voo de Islamabad (Paquistão) até um país de trânsito, normalmente Espanha ou Itália, e dali, utilizando passaportes falsificados, eram distribuídas via aérea por terceiros países europeus, como Alemanha ou Suécia".

"Para dar uma maior imagem de legalidade às viagens, as pessoas traficadas faziam escala em diversos países europeus e se hospedavam em hotéis de luxo, sempre sob o controle do ;facilitador;, que retirava seus passaportes e pagava suas faturas", explicou

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação