Mundo

África do Sul nega conduta ilegal na escolha da sede da Copa de 2010

Radebe, membro do Comitê de Organização Local (LOC), não falou sobre a acusação da justiça dos Estados Unidos de suborno de 10 mil dólares

Agência France-Presse
postado em 28/05/2015 07:57
Johannesburgo, África do Sul - O governo da África do Sul rebateu nesta quinta-feira (28/5) as acusações de corrupção na escolha da sede da Copa do Mundo de 2010 pela Fifa. "Quando recebemos a Copa do Mundo da Fifa na África do Sul tivemos uma auditoria impecável realizada por uma empresa renomada, Ernst", afirmou o ministro da Presidência, Jeff Radebe.

[SAIBAMAIS]Radebe, membro do Comitê de Organização Local (LOC), não falou sobre a acusação da justiça dos Estados Unidos de que um suborno de 10 mil dólares foi entregue em Paris por um "alto funcionário do comitê sul-africano".



A acusação afirma também que o governo sul-africano concordou que 10 milhões de dólares que seriam usados na organização do evento esportivo fossem desviados para o pagamento de subornos. "Ernst é uma empresa de auditoria respeita", disse Radebe.

"Quando decidiram celebrar o Mundial da Fifa aqui na África do Sul, recebemos um relatório de auditoria limpo", insistiu. A Federação Sul-Africana de Futebol considerou na quarta-feira que as alegações "não tinham fundamento". "Sepp Blatter, presidente da Fifa, ao final da Copa do Mundo de 2010, que tinha a reputação de ser a melhor até então (...) nos deu um 8 ou 9 sobre 10", afirmou Radebe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação