Mundo

Nazista envolvido em massacre de 1944 na Itália não será julgado

Gerhard Sommer, que completará 94 anos em junho, era o último homem suscetível de ser julgado na Alemanha pelos crimes

Agência France-Presse
postado em 28/05/2015 09:48
Berlim, Alemanha - A justiça alemã renunciou nesta quinta-feira (28/5) a processar um ex-oficial nazista pela morte de 560 civis na Itália em 1944, devido ao seu estado de saúde, apesar da alta probabilidade de seu envolvimento.

[SAIBAMAIS]Gerhard Sommer, que completará 94 anos em junho, era o último homem suscetível de ser julgado na Alemanha pelo massacre cometido no povoado toscano de Sant;Anna di Stazzema (norte). "A análise do volumoso caso levou à conclusão de que o suspeito seria muito provavelmente acusado" de 342 assassinatos "se estivesse em estado de ser julgado", afirma o comunicado da promotoria de Hamburgo, no norte da Alemanha.

Os exames médicos revelaram, no entanto, que o ex-subtenente, um dos três oficiais que lideravam a 16; divisão de infantaria "Reichsführer-SS" em Sant;Anna di Stazzema, sofre uma "demência tão profunda" que jamais poderá comparecer a um tribunal, afirma a promotoria.



Em 12 de agosto de 1944, os soldados nazistas massacraram quase todos os habitantes e refugiados presentes no povoado italiano, ou seja, 560 civis, incluindo 107 crianças de menos de 14 anos. Após décadas de inércia judicial tanto na Alemanha quanto na Itália, o caso ressurgiu nos anos 1990 com as investigações de vários historiadores que tentavam restabelecer com precisão os crimes das Waffen SS durante a Segunda Guerra Mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação