Mundo

Candidato de Hollande é eleito à frente do Partido Socialista francês

Esta vitória, contra o candidato da ala esquerda do partido, Christian Paul, fortalece o presidente

Agência France-Presse
postado em 29/05/2015 11:25
Paris, França - Os militantes socialistas franceses elegeram na noite de quinta-feira Jean-Christophe Cambadélis, apoiado pelo atual governo, como novo secretário-geral do Partido Socialista, com 70% dos votos, anunciou a Comissão Eleitoral do PS. Esta vitória, contra o candidato da ala esquerda do partido, Christian Paul, fortalece o presidente François Hollande e seu primeiro-ministro, Manuel Valls, a dois anos das eleições presidenciais.

No entanto, a baixa participação - apenas a metade dos 131.000 militantes do Partido Socialista votou - ofuscou a vitória.



Cambadélis, de 63 anos, foi nomeado à frente do PS em abril de 2014 pelo Conselho Nacional do grupo, após a saída de seu antecessor Harlem Désir. Sua candidatura, apoiada pelos principais barões do partido, entre eles Valls e a prefeita de Lille, Martine Aubry, levou 60% dos votos em uma primeira consulta no dia 21 de maio.

Paul, candidato "rebelde", criticava a orientação excessivamente liberal do executivo socialista no plano econômico. O PS, que sofre com a impopularidade de Hollande, perdeu 30% de seus militantes em três anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação