Mundo

Moscou emitiu 'lista negra' de políticos proibidos de entrar na Rússia

"A Rússia enviou ontem a várias embaixadas europeias uma lista de pessoas que não podem entrar no território russo", disse o primeiro-ministro da Holanda.

Agência France-Presse
postado em 29/05/2015 13:56
Haia - Moscou emitiu uma lista de personalidades políticas europeias que não podem mais entrar em território russo, assegurou nesta sexta-feira o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, evocando uma resposta às sanções europeias que se seguiram à anexação da Crimeia e ao conflito no leste da Ucrânia.

"A Rússia enviou ontem a várias embaixadas europeias uma lista de pessoas que não podem entrar no território russo", disse o primeiro-ministro em uma coletiva de imprensa, acrescentando que três deputados holandeses estavam nessa lista.

Moscou emitiu esta lista, que incluiria entre 80 e 90 nomes, em resposta às sanções e proibições de entrada no território da UE pronunciadas em relação à Rússia após a anexação, em março de 2014, da Crimeia e por seu papel na crise ucraniana, de acordo com Mark Rutte.


Um porta-voz da diplomacia da UE assegurou que a Rússia rejeitou vários políticos europeus nos últimos meses, mas se recusando a fornecer uma lista de pessoas visadas.

"Tomamos nota da decisão das autoridades russas de compartilhar essa lista", indicou a porta-voz em um email, acrescentando: "nós não temos nenhuma outra informação sobre a base jurídica, critérios ou processo".

O líder do grupo liberal no Parlamento Europeu e ex-primeiro-ministro belga, Guy Verhofstadt, está na lista segundo indicou seu porta-voz Jeroen Reijnen.

"Verhofstadt não pode entrar na Rússia. Ele está na lista negra com cerca de 80 pessoas", disse ele.Rutte afirmou, por sua vez, que o governo holandês "condena" a decisão e "iria informar Moscou, em termos inequívocos." A lista russo "não se baseia no direito internacional, não é transparente e é impossível contestá-la", lamentou Mark Rutte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação