Mundo

Partido UMP, do ex-presidente francês Sarkozy, é renomeado de Republicanos

Nome teve ratificado pelos militantes em uma votação na internet

Agência France-Presse
postado em 29/05/2015 17:51
Paris, França - O ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta sexta-feira (29/5) que seu partido, a UMP, a principal força de oposição de direita, passará a ser chamado de "Republicanos", o primeiro ato de uma mudança cujo objetivo é preparar a formação com vistas às eleições presidenciais de 2017.

";Republicanos; não é apenas o novo nome de um partido. É um grito de união de todas aquelas e aqueles que sofrem ao ver a República andar para trás todos os dias e que quer opor a isto um repúdio decisivo", escreveu em um apelo difundido na internet na véspera do congresso do partido.

";Republicanos; é o nome daqueles que sempre preferiram a liberdade a todas as formas de dependência e sempre escolherão a abertura, o universal, contra a reclusão comunitarista", prosseguiu no texto rotulado com a sigla do novo partido, a letra R estilizada com três cores.

Leia mais notícias em Mundo


A União para um Movimento Popular (UMP), criado em 2002, dará no sábado lugar aos Republicanos, nome desejado por Sarkozy e ratificado pelos militantes em uma votação celebrada pela internet na quinta e na sexta-feira.

Inquietos por ver a direita reivindicar um valor comum, partidos e associações de esquerda tentaram agir perante a justiça para bloquear a mudança de nome, mas os juízes desconsideraram a tentativa.

Após seu fracasso nas eleições presidenciais de 2012 perante o socialista François Hollande, Sarkozy tinha se retirado da vida política e seu partido mergulhou em disputas intensas, com problemas judiciais e financeiros.

Em novembro, Sarkozy recuperou a liderança do partido, decidido a virar a página para se lançar na reconquista da presidência. Para isto, além da mudança de nome, fez uma reforma nos estatutos e da equipe dirigente, que será consagrado no sábado durante um congresso nos arredores de Paris.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação