Mundo

Ativistas homossexuais são detidos em Moscou por manifestação

Os ativistas se reuniram em uma grande avenida perto da prefeitura de Moscou, mas foram agredidos por ortodoxos que lançaram ovos e tentaram atingi-los com sprays de autodefesa

Agência France-Presse
postado em 30/05/2015 14:36
Vários ativistas homossexuais que neste sábado tentavam organizar uma manifestação não autorizada em pleno centro de Moscou foram detidos pela polícia, constatou um jornalista da AFP.

"Queríamos organizar uma manifestação pacífica. Mas há dez anos nos proíbem", lamentou um dos organizadores, Nikolai Alexeiev, enquanto era levado por agentes a um carro da polícia.

Os ativistas se reuniram em uma grande avenida perto da prefeitura de Moscou, mas foram agredidos por ortodoxos que lançaram ovos e tentaram atingi-los com sprays de autodefesa.

A polícia agiu e deteve manifestantes homossexuais, além de alguns de seus agressores.

"Eles nos prenderam e espancaram nesta décima (marcha) de Orgulho Gay em Moscou", escreveu Alexeiev no Twitter.

A prefeitura de Moscou havia anunciado na quinta-feira a proibição desta "Gay Pride", sem dar explicações.

Desde seu primeiro pedido de autorização, em 2006, os homossexuais nunca conseguiram o direito de se manifestar em Moscou e todas as suas tentativas foram dispersadas pela polícia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação