Mundo

EUA inclui guerrilha peruana em lista de principais narcotraficantes

O governo americano considera o Sendero Luminoso uma "organização terrorista" desde outubro de 1997

Agência France-Presse
postado em 01/06/2015 13:58

Washington - O departamento americano do Tesouro considerou nesta segunda-feira o grupo guerrilheiro peruano Sendero Luminoso como uma "organização criminosa narcoterrorista" e o incluiu na lista de entidades sancionadas, junto com três dirigentes máximos.De acordo com uma nota oficial, foram incluídos na lista os peruanos Víctor Quispe Palomino, Jorge Quispe Palomino e Florindo Eleuterio Flores Hala.

O governo americano considera o Sendero Luminoso uma "organização terrorista" desde outubro de 1997."Desde que foi criado, ha três décadas, o Sendero Luminoso evoluiu de um grupo militante terrorista a uma organização criminosa narcoterrorista responsável por traficar cocaína a toda a América do Sul", disse o titular do Escritório de Controle de Bens Estrangeiros (OFAC), John Smith.


O Tesouro americano identificou os três envolvidos como líderes do Sendero Luminoso, e lembrou que os três foram denunciados em 2014 ante um tribunal federal de Nova York.

Desde a forte ofensiva governamental da década de 90, o Sendero Luminoso "limitou-se a uma área remota do Peru onde a folha de coca é produzida" e, por isso, o grupo "orientou seu foco ao tráfico de cocaína".

"Na última década, o Sendero Luminoso participou de todos os aspectos do tráfico de cocaína na região centro-sul do Peru, incluindo algumas das zonas mais férteis do mundo para a produção de folhas de coca", afirmou a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação