Mundo

Tribunal egípcio adia decisão final sobre pena de morte de Morsy

Agência France-Presse
postado em 02/06/2015 09:46
Cairo, Egito - Um tribunal egípcio adiou até 16 de junho a decisão final sobre a condenação à pena de morte ditada há duas semanas contra o ex-presidente islamita destituído Mohamed Morsy, informou nesta terça-feira (2/6) um juiz. No dia 16 de maio, Morsy, primeiro presidente eleito democraticamente no Egito, em 2012, e deposto em julho de 2013 pelo exército, foi condenado à pena capital junto a uma centena de partidários.



Mas todas as condenações à morte devem ser submetidas à opinião não vinculante do mufti do Egito, uma autoridade religiosa, antes de ser confirmada ou comutada. "Como esta opinião chegou ao tribunal apenas nesta terça-feira, decidimos adiar nossa decisão a 16 de junho para poder deliberar", afirmou o juiz Shaaban al-Shami, que preside este tribunal do Cairo. A opinião do mufti nunca se torna pública.



Morsy, detido desde sua deposição, em julho de 2013, pelo ex-chefe do exército e atual presidente Abdel Fatah al-Sissi, foi condenado à morte por seu papel nas fugas em massa da prisão e ataques contra a polícia na revolta de 2011, que expulsou Hosni Mubarak do poder. Desde a queda de Morsy, os defensores de direitos humanos acusam o governo de Sissi de instrumentalizar a justiça para reprimir a oposição.

Os Estados Unidos e a União Europeia expressaram sua preocupação após o anúncio da condenação à morte de Morsy. A ONU classificou de "sem precedentes na história recente" os julgamentos sumários contra centenas de partidários de Morsy condenados à pena capital desde 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação