Mundo

Mais de 10 mil pessoas pedem que Caitlyn Jenner devolva medalha olímpica

A petição, registrada no site especializado change.org, contava nesta quinta-feira com 10.499 assinaturas

Agência France-Presse
postado em 04/06/2015 16:31
A petição, registrada no site especializado change.org, contava nesta quinta-feira com 10.499 assinaturasLos Angeles - Mais de 10.000 pessoas assinaram uma petição exigindo que Caitlyn Jenner, conhecida como Bruce Jenner até se apresentar ao mundo como uma mulher esta semana, devolva a medalha de ouro que ganhou nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, onde participou na categoria masculina.

A petição, registrada no site especializado change.org, contava nesta quinta-feira com 10.499 assinaturas.

"Recentemente, soube-se que o campeão olímpico Bruce Jenner é transgênero e se apresenta como uma mulher. Parabenizamos Jenner e desejamos a ela o melhor. Mas isso cria um problema porque Jenner afirma que sempre se sentiu como uma mulher", diz o texto dirigido ao Comitê Olímpico Internacional (COI) por sua criadora Jennifer Bradford, cuja única informação disponível é que vive em Fort Worth (Texas).

"Então ela não respeitava as regras do comitê sobre as mulheres que participam em provas masculinas e vice-versa. Também temos de nos perguntar se Jenner pode manter a sua conquista olímpica, a menos que possamos dizer algo impossível, que Bruce Jenner e Caitlyn Jenner eram duas pessoas diferentes ou que Bruce Jenner era de fato uma mulher que participou de uma prova masculina", afirma o texto.

O campeão olímpico americano -herói dos Jogos Olímpicos de Montreal no decatlo - se apresentou ao mundo como uma mulher esta semana. O anúncio causou milhões de comentários nas redes sociais e foi aplaudido pelo presidente Barack Obama.

A primeira imagem de Jenner Caitlyn, de 65 anos, foi revelada quase simultaneamente pela Vanity Fair, que divulgou nas redes sociais a capa de sua próxima edição, intitulada "Call me Caitlyn".

Jenner viveu toda a sua vida preso no corpo de um homem, mas não tinha a força para enfrentar a si mesma ou a sociedade, confessou em 24 de abril, em uma entrevista à jornalista Diane Sawyer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação