Mundo

Estado Islâmico destrói dois mausoléus islâmicos em Palmira

Os extremistas do EI destruíram mais de 50 mausoléus de 100 a 200 anos de antiguidade nas regiões que controlam há um ano no norte e no leste da Síria

Agência France-Presse
postado em 23/06/2015 10:34
Damasco, Síria - O grupo Estado Islâmico (EI) destruiu nos últimos dias dois antigos mausoléus islâmicos na cidade de Palmira, que caiu nas mãos dos jihadistas há um mês, indicou o governo sírio. Há três dias os jihadistas detonaram o mausoléu de Mohammad Ben Ali, um descendente da família do primo do profeta Ali Ben Abi Taleb, indicou à AFP o diretor de antiguidades sírias Maamun Abdel Karim.

[SAIBAMAIS]O mausoléu está situado em uma zona montanhosa, quatro quilômetros ao norte da cidade. O EI publicou fotografias que mostram dois homens levando fuzis e botijões, provavelmente cheios de explosivos, à colina onde as ruínas se localizam. Segundo o diretor de antiguidades, o EI também detonou um mausoléu em Chkaf de mais de 500 anos de antiguidade conhecido pelo nome de Nizar Abu Bahaedin, um religioso de Palmira. O monumento encontra-se no oásis da cidade, a 500 metros do Arco do Triunfo.



Os extremistas do EI destruíram mais de 50 mausoléus de 100 a 200 anos de antiguidade nas regiões que controlam há um ano no norte e no leste da Síria, segundo Abdel Karim. "Consideram que os mausoléus islâmicos vão contra suas crenças e proíbem qualquer visita ao lugar", explicou.

O diretor de antiguidades também indicou que há 10 dias os jihadistas destruíram vários túmulos de habitantes de Palmira. "Todos os túmulos de mármore com adornos foram destruídos. Para eles, as sepulturas não podem ser visíveis", indicou. O wahabismo, uma versão rigorosa do islã sunita, proíbe formalmente a visita de sítios arqueológicos, religiosos ou históricos, que é considerada idolatria. O EI colocou recentemente minas nas ruínas da cidade antiga de Palmira, o que aumenta os temores de destruição destas ruínas inscritas na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação