Mundo

Após decisão judicial, EUA revelam milhares de e-mails de Hillary Clinton

As 1.925 mensagens envolvem os primeiros meses de Hillary Clinton como secretária de Estado de Barack Obama

Agência France-Presse
postado em 01/07/2015 09:04
As 1.925 mensagens envolvem os primeiros meses de Hillary Clinton como secretária de Estado de Barack Obama
Washington, Estados Unidos - Quase 2 mil e-mails da então secretária de Estado Hillary Clinton em 2009 foram publicados na Internet nesta terça-feira, por decisão judicial. As 1.925 mensagens, das quais foram retiradas as informações sensíveis ou confidenciais, envolvem o período de março a dezembro de 2009, os primeiros meses de Hillary Clinton como secretária de Estado de Barack Obama, e serão examinadas detalhadamente pelos adversários da atual pré-candidata democrata à Casa Branca.

[SAIBAMAIS]Os e-mails de Hillary Clinton provocam polêmica desde que ela admitiu, em março passado, ter utilizado seu e-mail pessoal para funções públicas, entre 2009 e 2013. Segundo os republicanos, Hillary Clinton não usou o e-mail oficial para evitar o arquivamento padrão das mensagens.



Hillary se defende afirmando que enviou os e-mails com todas as comunicações diplomáticas ao departamento de Estado no final de 2014, totalizando 55 mil páginas impressas com 30 mil mensagens, que os funcionários arquivaram para colocar à disposição do público, como prevê a lei americana sobre o registro de documentos oficiais.

Por determinação da justiça, os e-mails de Hillary Clinton estão sendo publicados em blocos a cada mês, com o objetivo de difundir a totalidade das mensagens até janeiro de 2016. O primeiro lote de e-mails, com cerca de 300 mensagens relacionadas à Líbia, foi publicado no final de maio.

Os republicanos estão concentrados nas mensagens envolvendo o atentado de 2012 contra a missão diplomática dos EUA em Benghazi, na Líbia, que matou quatro americanos. Os e-mails estão no site: http://foia.state.gov/Search/Results.aspx?collection=Clinton_Email.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação