Mundo

Obama anuncia restabelecimento de relações diplomáticas com Cuba

Decisão constituirá um dos gestos mais importantes de seu mandato em termos de política externa

Agência France-Presse
postado em 01/07/2015 10:39

Washington, Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou formalmente nesta quarta-feira o restabelecimento das relações diplomáticas plenas com Cuba, e pediu ao Congresso americano que coloque um ponto final no embargo em vigor contra a ilha.

Decisão foi anunciada pelo presidente norte-americano, na Casa Branca

[SAIBAMAIS]Em um discurso na Casa Branca, Obama disse que se tratava de um passo histórico na relação entre os dois países e informou que o secretário de Estado, John Kerry, viajará a Havana neste verão (do hemisfério norte) para hastear a bandeira americana na nova embaixada.

A televisão cubana havia informado pouco antes sobre a decisão de Raúl Castro - expressada em uma carta a Obama - de restabelecer relações diplomáticas com Washington.

Raúl Castro escreveu em sua carta, entregue no Departamento de Estado em Washington, "que a República de Cuba decidiu restabelecer relações diplomáticas com os Estados Unidos da América e abrir missões diplomáticas permanentes em nossos respectivos países, no dia 20 de julho de 2015", disse a televisão cubana.



Anteriormente, o chefe da Seção de Interesses dos Estados Unidos em Cuba, Jeffrey DeLaurentis, havia entregado em Havana uma carta de Obama a Raúl Castro na qual propunha a abertura das embaixadas "a partir de 20 de julho", informou a chancelaria cubana.

Este anúncio era esperado desde que Washington retirou no fim de maio Havana da lista negra dos Estados que apoiam o terrorismo.

Obama e Raúl Castro anunciaram em 17 de dezembro um histórico processo de aproximação, que foi saudado pelo mundo inteiro, e que coloca fim ao último resquício da Guerra Fria na América.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação