Mundo

Alemanha: 'grampo' da NSA foi muito além do celular de Merkel

"O atual ministro da Economia e vice-chanceler, Sigmar Gabriel, que na época estava na oposição, suspeita que foi e ainda está sendo alvo de escuta" da NSA, revela o jornal de Munique

Agência France-Presse
postado em 01/07/2015 19:36
A espionagem praticada pela agência de segurança nacional (NSA) dos Estados Unidos na Alemanha foi muito além do "grampo" contra o celular da chanceler Angela Merkel, e envolveu vários ministros, informa nesta quarta-feira (1/7) o jornal Suddeutsche Zeitung, que cita documentos divulgados pelo Wikileaks.

Segundo o jornal de Munique, que relaciona diversos números "grampeados" pela NSA nos anos 2010-2012, a agência americana se interessou particularmente pelas atividades dos ministérios das Finanças, Economia e Agricultura.

Leia mais notícias em Mundo

"O atual ministro da Economia e vice-chanceler, Sigmar Gabriel, que na época estava na oposição, suspeita que foi e ainda está sendo alvo de escuta" da NSA, revela o jornal.

Na lista de "grampos" está o número do antigo ministro das Finanças Oskar Lafontaine, que abandonou o cargo em 1999, mas o telefone "continua ativo" na secretaria do ministro das Finanças, Wolfgang Sch;uble", destaca o Süddeutsche Zeitung.

Os alemães, muito sensíveis sobre sua privacidade devido à experiência com as ditaduras nazista e comunista, ficaram chocados com as revelações do ex-consultor de inteligência da NSA Edward Snowden sobre o vasto sistema de vigilância eletrônica praticado pelos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação