Mundo

Vice-ministro italiano faz greve de fome por direito de casais homossexuais

Projeto está bloqueado no parlamento

Agência France-Presse
postado em 02/07/2015 14:52

Roma, Itália - O vice-ministro italiano para as relações com o parlamento, Ivan Scalfarotto, anunciou nesta quinta-feira que está em greve de fome desde segunda-feira para exigir a aprovação da união civil para casais gays.

A Itália é o último país da Europa Ocidental que não tem uma lei para regular e legalizar o casamento entre casais do mesmo sexo.

Um projeto de lei aprovado pelo primeiro-ministro Matteo Renzi está bloqueado no parlamento, apesar de ter o apoio de uma grande maioria dos parlamentares.

Leia mais notícias em Mundo

Centenas de alterações foram apresentadas pela oposição de centro-direita, contrárias a direitos tais como a adoção de crianças ou acesso a pensão do parceiro em caso de morte.

Em 20 de junho, milhares de pessoas manifestaram-se em Roma contra o projeto de lei, o mesmo dia em que se comemora o Dia do Orgulho Gay, que também teve a participação de milhares de pessoas.

Scalfarotto, de 49 anos, ativista da causa homossexual, lamentou nesta quinta-feira o silêncio "ensurdecedor" de tantas "pessoas boas".

"É hora de fazer alguma coisa", disse Scalfarotto, elogiando a decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos de legalizar o casamento homossexual em todo o país.

O vice-ministro decidiu manter a greve de fome "até que tenha a certeza de que acabará essa violação dos direitos humanos", disse ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação