Mundo

Comandante do Estado Islâmico é morto em ataque aéreo na Síria

Harzi atuava ainda na compra e envio de armas da Líbia para a Síria, onde o EI controla vasto território

Agência France-Presse
postado em 02/07/2015 19:30
Um dos comandantes da área logística do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), identificado como Tareq ben Tahar al-Awni al-Harzi, foi morto em um ataque aéreo na Síria, informou o Pentágono nesta quinta-feira (2/7).

Segundo o comandante Jeff Davis, o dirigente do EI morreu na cidade síria de Shaddadi, no dia 16 de junho passado.

Leia mais notícias em Mundo

Seu irmão Alí, um recrutador do EI envolvido no ataque ao consulado americano em Benghazi, na Líbia, em 2012, morreu em outro ataque aéreo, no Iraque, no dia 15 de junho.

De acordo com o Pentágono, Harzi era o "responsável pelo transporte de homens e materiais na Síria e no Iraque", e também por arrecadar dinheiro para o recrutamento de combatentes e viagens de militantes.

Harzi atuava ainda na compra e envio de armas da Líbia para a Síria, onde o EI controla vasto território.

O Pentágono considera a morte de Harzi um golpe significativo contra o EI: "Isto terá um impacto na capacidade do EI de integrar combatentes terroristas estrangeiros na Síria e no Iraque, assim como para mobilizar pessoas e equipamentos através da fronteira entre os dois países", avaliou Davis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação