Mundo

Britânicos discutiram "transferir" Hong Kong para Irlanda do Norte

Em função do conflito sectário na Irlanda do Norte, membros do governo britânico chegaram a discutir, em tom de brincadeira, a possibilidade de transferir toda a população de Hong Kong para a província

Agência France-Presse
postado em 03/07/2015 10:35
Em função do conflito sectário na Irlanda do Norte, membros do governo britânico chegaram a discutir, em tom de brincadeira, a possibilidade de transferir toda a população de Hong Kong para esta província, segundo revelam documentos que se tornaram públicos nesta sexta-feira. Os documentos permitem descobrir que a proposta de uma acadêmico inglês de levar os 5,5 milhões de habitantes de Hong Kong para uma nova cidade-Estado no Ulster desatou uma imaginativa correspondência entre funcionários.

[SAIBAMAIS]A ideia foi apresentada em 1983 por Christie Davis, um professor da Universidade de Reading, avisando que o futuro dos habitantes da colônia corria perigo com a transferência para a China. Depois, sugeriu estabelecê-los em uma nova cidade entre Coleraine e Londonderry, argumentando que revitalizaria a pobre economia da província britânica, afetada por um conflito entre católicos separatistas e protestantes unionistas.

Leia mais notícias em Mundo

Depois de ver o artigo, o funcionário do departamento para a Irlanda do Norte, George Fergusson, escreveu um memorando a um colega na chancelaria falando das "vantagens reais de levar a proposta a sério". "Convenceria a opinião pública unionista da natureza aberta da União", escreveu Fergusson.

David Snoxell, o destinatário do memorando, respondeu que "a proposta poderia ser útil porque a chegada de 5,5 milhões de chineses poderia levar os nativos para outra direção". Snoxell, agora aposentado, expressou nesta sexta-feira sua surpresa por terem guardado uma correspondência que descreveu como "uma piada entre colegas com o mesmo senso de humor". Infelizmente, agora é impossível fazer piadas assim, o serviço diplomático perdeu o senso de humor", lamentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação