Mundo

Policial é morto em ação contra supostos jihadistas Arábia Saudita

A região do Golfo foi o alvo nas últimas semanas de vários ataques do EI, com o mais recente no Kuwait, onde um atentado suicida contra uma mesquita frequentada por xiitas matou 26 pessoas em 26 de junho

Agência France-Presse
postado em 03/07/2015 14:32
Um policial foi morto nesta sexta-feira (3/7) no oeste da Arábia Saudita durante uma ação das forças de segurança contra um local suspeito, onde foram encontradas armas e bandeiras do grupo jihadista Estado Islâmico, de acordo com o ministério da Interior.

A região do Golfo foi o alvo nas últimas semanas de vários ataques do EI, com o mais recente no Kuwait, onde um atentado suicida contra uma mesquita frequentada por xiitas matou 26 pessoas em 26 de junho.

Leia mais notícias em Mundo

O ministério informou em um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial SPA que os oficiais do serviço de segurança foram recebidos a tiros quando procuravam um suspeito em Taif, cerca de 200 km a leste de Jidá, no Mar Vermelho.

Um sargento morreu "durante a troca de tiros", acrescentou.

Os serviços de segurança "prenderam três suspeitos, bandeiras do EI, silenciadores e laptops", disse a fonte. O homem procurado, identificado como Youssef Chabab Abdelatif al-Ghamdi, está foragido.

A Arábia Saudita, que faz parte da coalizão liderada por Washington para combater o EI no Iraque e na Síria, foi sacudida duas vezes em maio por ataques de grupos jihadistas contra mesquitas, que fizeram mais de 20 mortos.

As autoridades sauditas multiplicaram nos últimos meses as prisões de extremistas sunitas suspeitos de planejar ataques para "inflamar as tensões sectárias" no país.

Em abril, afirmaram ter desmantelado uma célula de 65 pessoas ligadas ao EI.

Também ampliaram uma zona tampão ao longo da fronteira norte com o Iraque, onde o EI ocupa grandes áreas, e construiu uma cerca espessa para se proteger contra a infiltração de homens e armas.

Enquanto o EI ameaça atacar novamente na região, os ministros do Interior das seis monarquias do Golfo reuniram-se na quinta-feira no Kuwait e prometeram permanecer juntos contra os grupos extremistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação